segunda-feira, 24 de outubro de 2016
Introdução a Abordagem Crítico-Emancipatória
A metodologia tem como idealizador Elenor Kunz (1994), surgiu juntamente com outras metodologias, com o intuito de romper com um modelo esportivista e de aptidão física que era praticado nas aulas de Educação Física e também o modelo recreativista, modelo muito livre que hoje entendemos que pode ser muito prejudicial para a própria educação física.
Com a abordagem Crítico-emancipatória os conteúdos visam não apenas expor o esporte para o aluno, mas também expor conteúdos de caráter teórico prático, ou seja formando este aluno para a vida, para o esporte e para a sociedade. A Abordagem crítico-emancipatória propõe um modelo de superação das injustiças sociais e de transformações sociais.Sempre abrangendo as dimensões do " saber saber", " saber fazer" e " saber ser", não tratando as aulas como " espetáculos", mas com conteúdos esquematizados sempre vinculados com o contexto sócio político do aluno.
Na abordagem crítico-emancipatória são vistas três competências nas quais se deve trabalhar com o aluno a objetiva, social e comunicativa que trataremos na próxima postagem.
Texto de apoio: http://ededfisica.blogspot.com.br/2009/11/abordagens-pedagogicas-na-educacao.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário