segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Vantagens da Abordagem Crítico-Emancipatória




A vantagem da abordagem crítico-emancipatória é que ela  utiliza o esporte principalmente como objeto de ensino, buscando sempre alcançar o desenvolvimento de competências dos alunos, como a autonomia, responsabilidade social e o pensamento crítico, tornando-o um cidadão pensante, com base em suas vivências políticas, sociais e econômicas.
Abordagem  que trabalha a essência questionadora do aluno como cidadão que dialoga com o mundo, utilizando o esporte como suporte. Outra grande vantagem é que a abordagem é em sua maioria autoavaliativa já que se trata de uma abordagem crítica e emancipadora, cuidando para que o aluno comece a agir criticamente.












Texto de apoio :http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2148-6.pdf

Competências da Abordagem Crítico-Emancipatória

Como foi tratado no post anterior, mencionamos que a abordagem crítico-emancipatória trabalha em três competências que são elas: A encenação,problematização e ampliação.


Na competência de encenação é  onde se explora as possibilidades e possibilita ao aluno  descobrir estratégias para realizar as ações,utilizando de suas vivências sociais, permitindo ao professor mais flexibilidades nas aulas propostas. 



Na competência de problematização onde  se discute o resultado  obtidos na encenação, entendendo assim seu papel na sociedade e o que norteia suas decisões, contradições que envolvem as relações humanas.


Já na competência de Ampliação é onde se faz um levantamento  das dificuldades encontradas fazendo uma construção do pensamento crítico do aluno, aprendendo a refletir e discutir questões trabalhadas não só em  aula.



O intuito é formar um cidadão consciente e crítico a respeito do que acontece ao seu redor, um cidadão pensante  tendo em mente que é a educação é o que encaminha o aluno para essa realidade. 

Introdução a Abordagem Crítico-Emancipatória



A metodologia tem como idealizador Elenor Kunz (1994), surgiu juntamente com outras metodologias, com o intuito de romper com um  modelo esportivista e de  aptidão física que era  praticado nas aulas de Educação Física e também o modelo recreativista, modelo muito livre  que hoje entendemos que  pode ser muito prejudicial para a própria educação física.
Com a abordagem Crítico-emancipatória os conteúdos visam não apenas expor o esporte para o aluno, mas também expor conteúdos de caráter teórico prático, ou seja formando este aluno para a vida, para o esporte e para a sociedade. A Abordagem crítico-emancipatória propõe um modelo de superação das injustiças sociais e de transformações sociais.Sempre abrangendo as dimensões do " saber saber", " saber fazer" e " saber ser", não tratando as aulas como " espetáculos", mas com conteúdos esquematizados sempre vinculados com o contexto sócio político do aluno.

Na abordagem crítico-emancipatória são vistas três competências nas quais se deve trabalhar com o aluno a objetiva, social e comunicativa que trataremos na próxima postagem. 





Texto de apoio: http://ededfisica.blogspot.com.br/2009/11/abordagens-pedagogicas-na-educacao.html